Como funciona o desconto extra do “bom pagador” em MG?

Você deve saber que existem diversas taxas que precisam ser quitadas a cada ano pelos cidadãos brasileiros. Quando o contribuinte não cumpre estes valores, os órgãos responsáveis também podem acabar sendo prejudicados pelas dívidas, por isso, alguns estados oferecem desconto extra para quem paga os impostos em dias, como ocorre em Minas Gerais. Quer entender melhor? Leia o texto a seguir e saiba de tudo.

Impostos Obrigatórios

Existem diversos impostos obrigatórios que são solicitados anualmente dos brasileiros. É muito importante cumprir com estas taxas no prazo determinado pelos órgãos responsáveis por cada um deles.

Por exemplo, para os proprietários de imóveis, este imposto é o IPTU. Para a pessoa física, o imposto é o IRPF. E para os proprietários de veículos, uma das mais importantes taxas é a do IPVA.

A maioria destes recursos já dispõe de facilidades para quem cumpre o pagamento dos impostos à vista, mas em alguns estados, cujo o índice de dívidas pode ser maior, é oferecido um desconto extra para o “bom pagador”.

Descontos

Como mencionamos, é necessário cumprir com diversos impostos anualmente. Quando deixamos de pagar estes valores, ficamos sujeitos à cobrança de multas, acréscimo de juros e até a ficar com o nome sujo na praça. Esta situação prejudica também as instituições responsáveis pela cobrança dos impostos obrigatórios.

O Governo de Minas Gerais anunciou um desconto extra para o pagador que cumprir os pagamentos dos impostos dos veículos em 2017 e 2018 dentro do prazo. Pagando em dias, será descontado 3% do valor do IPVA 2019.

Você pode se preparar para os pagamentos e saber quanto pagará pelo imposto nos próximos meses. Basta realizar a sua consulta IPVA MG e ficar por dentro de tudo. Caso tenha mais dúvidas, se informe no Detran da região.

Como pagar

Se você quer aproveitar este recurso e ganhar um desconto significativo no valor do IPVA a ser pago, é preciso cumprir o pagamento em dias. Todo ano o Detran anuncia uma data limite para a quitação do IPVA, você deve estar ciente da data e se planejar.

O pagamento é simples de se fazer! Você pode gerar o boleto no site do Detran e pagar em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Vale lembrar que já existem algumas instituições financeira que, além de disponibilizar o internet banking, tem um recurso voltado direto para o pagamento fácil do IPVA.

A inciativa diminuiu o índice de atrasos do imposto em Minas Gerais, e para saber se outros estados possuem este recurso, acesse o site do Detran da região ou entre em contato através do atendimento via telefone.