Saiba como se torna um jovem aprendiz da Caixa

A Caixa Econômica Federal é o principal banco público no Brasil. É a principal ferramenta do Governo Federal de pagamentos, arrecadação de impostos e outros tipos de ferramentas para ajudar na economia. Para ingressar ou por concurso público ou trabalho temporário como Jovem Aprendiz. Saiba como a seguir. 

Vagas de emprego na Caixa

Por ser uma empresa pública a contratação de novo funcionário para a Caixa acontece apenas por meio de concurso. O edital é aberto e anunciado no Diário Oficial da União, os interessados fazem a prova escrita e se aprovados são convocados para assumir o cargo de Técnico Bancário Novo.

Mas há outras formas de trabalhar neste banco em especial, infelizmente todas temporárias. Uma delas é como Menor Aprendiz, cargo ocupado por estudantes do ensino fundamental e médio. 

A empresa também contrata temporários por meio de empresas terceirizadoras de mão de obra e estagiário de nível superior. Mas emprego com carteira assinada apenas na Caixa. 

Cargo de Jovem Aprendiz Caixa 

O Jovem Aprendiz da Caixa é um cargo de contratação temporária. Pode ser assumido por um ano e com contrato renovado por igual período. Finalizados os 24 meses não poderá ser contratado. 

Para ser um jovem aprendiz da Caixa é preciso:

  • Ser estudante do ultimo ano do ensino fundamental ou ensino médio;
  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Não ter sido um menor aprendiz antes;
  • Não ter emprego com carteira assinada.

A função é de meio período e sempre com expediente de segunda à sexta. O funcionário temporário não pode trabalhar por mais de seis horas e sempre com a supervisão de um técnico bancário. Não pode exercer funções de alta periculosidade e tão pouco serviços bancários como abrir e fechar conta, orientar investimentos, dentre outros tipos. 

Para concorrer a uma vaga de aprendiz na instituição basta se cadastrar. O cadastro pode ser feito acessando o site oficial da empresa. 

Novo Concurso da Caixa

O último para a Caixa Econômica Federal aconteceu em 2004. Valia por dois anos e já foi prorrogado, perdendo a validade então em 2018. Logo, a previsão é que de fato haja um Concurso Caixa 2018. Mas será que vai acontecer? Alguns professores de cursinhos preparatórios para concursos estão bem confiantes.

Edgar Abreu, professor da disciplina Conhecimentos Bancários na A Casa do Concurseiro, cita que um funcionário novo é muito mais barato e mais adequado para a atual situação do banco. O concurso é certo e espero, mas não com tantas vagas como antes. 

O concurso envolve apenas prova teórica com as disciplinas de conhecimentos bancários, português, raciocínio lógico matemático, matemática financeira e marketing e técnicas de vendas. Estas foram as cobradas no último certame, mas podem ser modificadas de acordo com a necessidade da empresa. 

Por lei o Concurso Caixa 2018 não pode realizar apenas para cadastro de reserva. É preciso escolher dentro os pólos disponíveis qual deseja atuar, mas não a agência. Tende a ser um dos concursos com maior número de inscritos nas próximas edições.